principais projetos

Projeto Sul e Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo | STM/CPTM

(Linha 5 – Lilás do METRÔ / Linha 9 – Esmeralda da CPTM)

STM - Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo / CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

São Paulo - SP, Brasil

02/1994 a 09/2014

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo - STM, com o objetivo de ampliar e modernizar a malha metroferroviária de São Paulo, implantou o Projeto Sul (com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), que compreendeu a implementação da Ligação Capão Redondo/Largo 13 do METRÔ e a Dinamização da Linha 9 - Esmeralda (antiga Linha Sul) com os seguintes componentes:

  • Ligação Capão Redondo/Largo 13, representa a construção da 1ª Fase da Linha 5 - Lilás do METRÔ, com demanda atual de 191.000 passageiros/dia, a qual liga a região de Capão Redondo à Santo Amaro (nesta 1ª fase); com 9,4 km de extensão; 6 estações, além do pátio de manobras e manutenção Capão Redondo;
  • Dinamização da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que consistiu em um conjunto de ações que visaram a modernização da linha, com 22,8 km de extensão, a qual liga a região sul de São Paulo ao município de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, com demanda atual de 435.000 passageiros/dia, para a qual foram projetadas e construídas 7 novas estações (sendo 18 ao todo), um terminal de integração com o sistema de ônibus, melhorias na via férrea, modernização e complementação dos sistemas elétricos e eletrônicos e a reforma do pátio Presidente Altino.

Ambas as linhas se interligarão no futuro à região central de São Paulo e ao Aeroporto de Congonhas, sendo que a Linha 5 - Lilás se integrará com as Linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 17 - Ouro do METRÔ/SP (Monotrilho) e a Linha 9 da CPTM, hoje já interligada com a Linha 4 – Amarela do METRÔ/SP e ao Corredor São Mateus/Jabaquara (EMTU), se interligará com a Linha 17 - Ouro, o que aumentará significativamente a mobilidade urbana na capital.

Em continuação desse processo, a STM criou o PROGRAMA DE INVESTIMENTOS METROPOLITANOS DE SÃO PAULO, com o objetivo de atender à crescente demanda dos sistemas de transporte sobre trilhos de toda a RMSP. Com a implementação deste programa, a população poderá contar com um aumento na oferta de lugares nos trens metropolitanos assim como uma elevação nos níveis de mobilidade, conectividade, segurança e condições de conforto no transporte. 

A SETEC HIDROBRASILEIRA prestou serviços de Gerenciamento e Apoio Técnico à STM/CPTM necessários à implantação do Projeto Sul, no período de 1994 a 2005, que englobou desde a fase de obtenção de financiamento, incluindo a elaboração de projetos, e finalizando no acompanhamento de todo o período de construção desta 1ª Fase do empreendimento. Esses serviços foram elaborados através de quatro contratos, sendo três deles em Consórcio com a Ineco Ingeniería (Espanha) e a Boucinhas & Campos (Brasil). No escopo destes contratos foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  •  Coordenação Geral do Programa; Planejamento e Controle; Acompanhamento Administrativo-Financeiro; Apoio Técnico e Elaboração de estudos para a obtenção de Financiamento Nacional e Internacional; Gerenciamento Operacional para Controle e Fiscalização de Estudos, Obras e Aquisições (Editais de Licitação e Contratos de Obras); Apoio Técnico e Operacional às atividades da STM vinculadas ao Programa; Medidas de Reforço Institucional; Sistema de Informação Gerencial; Redução do Impacto das Obras ao Meio Ambiente; Desapropriações e Reassentamento; e Assessoria especializada e eventual.
  •  Projetos Básicos completos da Ligação Capão Redondo/Largo 13 e da Dinamização da Linha 9 - Esmeralda (1994/1996)
    •     Obras Civis, Arquitetura, Sistemas Elétricos/Eletrônicos e Material Rodante.
  •  Projetos Básico e Executivo da Via Permanente e das Vias do Pátio Capão Redondo (1997)
    •     Concepção e estudos de alternativas de traçado; Projeto Geométrico da Via Permanente e do Pátio; Definição da superestrutura metroviária em superfície, em elevado e subterrânea; e Concepção e projeto das estruturas de concreto do trecho em elevado.

Em 2009 com a obtenção de um novo financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, iniciou-se a execução do Plano de Investimentos nos Transportes Metropolitanos, no qual o Consórcio COBRAPE/SETEC vem prestando serviços de Gerenciamento e Apoio Técnico à STM/CPTM e METRÔ para implantação do Programa BID (continuação do Projeto Sul), que objetiva o aumento da capacidade da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, envolvendo a compra de 8 novos trens, a modernização e ampliação dos sistemas de Sinalização, Telecomunicações e de Suprimento de Energia, com o intuito de diminuir de 6 para 4 minutos o intervalos entre os trens; bem como a expansão da Linha 5 - Lilás do METRÔ de São Paulo (com a construção de 11,6 km de vias e 11 estações), a qual dará continuidade a 1ª Fase da linha, através do financiamento da execução dos Projetos, estudos técnicos, econômicos e ambientais, bem como financiamento de parte da aquisição de terrenos para desapropriação.

O escopo do contrato envolve:

  •  Formulação, Implementação e Operação de um Sistema Informatizado;
  •  Serviços de Apoio à STM, à CPTM e ao METRÔ no monitoramento e avaliação do Programa;  
  •  Apoio à UGP e à PMU nas contratações necessárias à Implementação do Programa;
  •  Apoio nos serviços de supervisão dos fornecimentos, serviços de instalação e elaboração de projetos;
  •  Apoio à UCP, à UGP e à PMU na Administração do Programa;
  •  Elaboração de Relatórios Informativos e Gerenciais.
Linha 5 - Campo Limpo
Linha 5 - Campo Limpo
Linha 5 - Campo Limpo
Linha 5 - Campo Limpo
Linha 5 - Campo Limpo
Linha 5 - Campo Limpo
Linha 5 - Santo Amaro
Linha 5 - Santo Amaro
Linha 5 - Santo Amaro
Linha 5 - Santo Amaro
Linha 5 - Vila Belezas
Linha 5 - Vila Belezas
Linha 5 - Vila Belezas
Linha 5 - Vila Belezas
Linha 5 - Vila Belezas
Linha 5 - Vila Belezas
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda
Linha 9 – Esmeralda