principais projetos

Rodoanel Mário Covas | DERSA

Gerenciamento e Supervisão das Obras

DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S.A.

Cidade de São Paulo - São Paulo, Brasil

07/2000 a 01/2003 e 05/2006 a 07/2010

O Rodoanel Mário Covas quando finalizado, circundará toda a Região Metropolitana de São Paulo a uma distância de 20 a 40km do centro da capital, totalizando aproximadamente 177 quilômetros de extensão, cujo principal objetivo será o de reduzir o tráfego de passagem pela cidade de São Paulo.

Interligando 10 rodovias, 19 municípios e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Rodoanel possui características de uma “rodovia Classe Zero” com total controle de acesso, enquadrando-se no padrão de Rodovia Inteligente. Sua construção foi dividida em 4 trechos: o Oeste (32 km) entregue em 10/2002, cortando as rodovias Bandeirantes, Anhangüera, Castelo Branco, Raposo Tavares e finalizando na Régis Bittencourt; o Sul (57 km), entregue em 04/2010, fazendo a interligação com as rodovias Imigrantes e Anchieta; o Leste (43,5 km), em construção, o qual ligará com as rodovias Ayrton Senna e Dutra e por fim o Norte (44 km), também em construção, que finalizando o contorno, e cruzando a rodovia Fernão Dias, proporcionará a interligação completa entre as principais rodovias que dão acesso a capital. 

O Trecho Oeste, inaugurado em 10/2002, com 32km de extensão, corta as rodovias Bandeirantes, Anhangüera, Pres. Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, beneficiando diretamente a cidade de São Paulo e os municípios de Taboão da Serra, Embu, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba e, indiretamente, todos os municípios a oeste da RMSP.

Contando com monitoramento eletrônico de tráfego e velocidade, Sistema de Auxílio ao Usuário, “Call-Box”, Postos de Atendimento ao Usuário, Postos de Policia Rodoviária, Postos de Pesagem de Veículos de Carga, Refúgios para Cargas Perigosas e Centro de Operações, o Rodoanel se enquadra no padrão de Rodovia Inteligente. O Trecho Oeste apresenta pista dupla, com 4 faixas de tráfego por sentido, acostamento, faixa de segurança e canteiro central, utilizando tanto pavimento rígido de concreto, como o flexível asfáltico, 3 túneis (totalizando 5.7km), 6 pontes, sendo 4 sobre o rio Tietê, além de 60 viadutos.

Dentro do escopo do contrato, foram desenvolvidas atividades de natureza gerencial, institucional, financeira, ambiental e de liberação de áreas, sendo agrupadas em três etapas: Planejamento Geral do Empreendimento, Acompanhamento e Controle da Implantação e Serviços de apoio técnico-administrativo.

Além destas obras, foram executados projetos associados na área social beneficiando toda a população das áreas circunvizinhas e da região da Grande São Paulo, compreendendo Gerenciamento Ambiental; Programa de Educação para a Segurança; e o Programa de Reassentamento.

Inaugurado em 04/2010, com 57 km de extensão, o Trecho Sul do Rodoanel faz a interligação a partir do final do trecho oeste, no trevo da Rodovia Régis Bittencourt, chegando até o sistema Anchieta-Imigrantes, o que vem facilitar o transporte e o escoamento de cargas pelo Porto de Santos. Devido este trecho atravessar a região de mananciais das represas Billings e Guarapiranga, o projeto foi desenvolvido minimizando os riscos de contaminação.

O Lote 4 do Trecho Sul do Rodoanel, com extensão aproximada de 17,8 km, tem início junto a 1ª ponte sobre a represa Billings e seu término logo após a transposição da represa Guarapiranga. Apresenta pista dupla, com 3 faixas de tráfego por sentido, acostamento, refúgio e canteiro central, utilizando tanto pavimento rígido de concreto, como o flexível asfáltico, e 30 obras de arte especiais.

Neste contrato foram desenvolvidas as atividades de:

  • Controle Geométrico e Topográfico;
  • Controle Tecnológico, Ensaios de Materiais e Geotécnicos, envolvendo: Terraplenagem e pavimentação; Concreto (obras de arte especiais, pavimento rígido, obras de arte corrente e drenagem); Sinalização horizontal e vertical; e Obras complementares;
  • Supervisão das Obras e Controle de Qualidade, envolvendo: Planejamento, programação, controle das obras; e acompanhamento e controle físico-financeiro dos contratos;
  • Desenvolvimento do Projeto “As Built”;
  • Atendimento às Questões Ambientais;
  • Desenvolvimento do Sistema de informações Técnicas, Gerenciais e Operacionais, envolvendo Controle da Qualidade.
Dersa Rodoanel
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Rodoanel Supervisão
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Rodoanel Trecho Sul
Rodoanel Trecho Sul
Rodoanel Trecho Sul
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Dersa Rodoanel Oeste
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