ESTAÇÃO TAMANDUATEÍ | LINHA 2 VERDE | METRÔ/SP
PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO
Construtoras Constran S.A. e Norberto Odebrecht
12/2005 a 05/2010
A Estação Tamanduateí, pertencente à Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo é uma estação metroviária elevada que se integra com a estação ferroviária de mesmo nome, pertencente à Linha 10 – Turquesa da CPTM, pelo mezanino, o qual é comum às duas estações. A estação foi construída em concreto e estrutura metálica (cobertura), com amplas áreas de fechamento em vidro (mezanino), para aproveitamento máximo da luz natural.
Esta concepção em elevado decorreu da necessidade de transposição e integração com a ferrovia (Linha 10 – Turquesa da CPTM), o que permitiu estruturar o corpo da estação em quatro níveis superpostos (salas técnicas, operacionais, mezanino e plataforma), que foram escalonados em diferentes planos, criando-se alternadamente volumes e transparências.
Estação
elevada
12.068,62 m²
área construída
Integração com a
linha 10 – Turquesa da CPTM
PROJETO
Projeto Básico de Engenharia
- Arquitetura e Instalações Elétricas.
Projeto Pré-Executivo
- Arquitetura, Engenharia (Obras Bruta), Infraestrutura de Instalações (estação e vias).
Projeto Executivo
- Engenharia/Obra Bruta: Método Construtivo, Geotecnia, Sistema Viário, Fundações, Escoramento, Drenagem Permanente, Estruturas de concreto armado e protendido, Estrutura Metálica, Corrente de Fuga e Impermeabilização;
- Arquitetura/Acabamento (compreendendo Luminotécnico e Acústica), Comunicação Visual, Paisagismo e Urbanização;
- Projeto Executivo das Instalações Hidráulicas e Combate a Incêndio (Estação e Vias).
ASSESSORIA DE APOIO TÉCNICO À OBRA
Em continuidade ao projeto executivo foi realizado o Acompanhamento Técnico à Obra, o qual foi contratado pela Construtora Norberto Odebrecht.