LINHA 1 | METRÔ DE SALVADOR | CONSÓRCIO CONSTRUTOR…
PROJETO EXECUTIVO
Consórcio Construtor METROSAL Camargo Corrêa/Andrade Gutierrez
05/2000 a 09/2003
O Projeto do Metrô de Salvador insere-se num amplo programa de desenvolvimento de transporte, financiado parcialmente pelo Banco Mundial e BNDES, denominado Plano Integrado de Transportes de Salvador.
Atualmente em construção, o Metrô de Salvador está sendo implantado em etapas, sendo composto por 2 linhas, a Linha 1 – Lapa/Pirajá e a Linha 2 – Bonocô/Lauro de Freitas, as quais integrarão o centro da cidade até, bem como o município de Lauro de Freitas.
12 km
de extensão
8 Estações
4 Terminais
de integração
PROJETOS EXECUTIVOS DE ARQUITETURA, OBRAS CIVIS E INSTALAÇÕES
A SETEC HIDROBRASILEIRA foi responsável pelos Projetos Executivos de Arquitetura, Obras Civis e Instalações de 3,1km da Linha 1, envolvendo 1,35km subterrâneos (NATM), englobando as estações Lapa e Campo da Pólvora, e 1,76km em elevado, englobando a estação Brotas e os elevados Fonte Nova e Bonocô. O escopo do contrato envolveu os seguintes projetos:
- Via Permanente (3,11km);
- Obras Subterrâneas – Túneis (NATM);
- Drenagem (Superficial / Subterrânea / Elevado);
- Projeto Básico do Sistema de Ventilação Principal;
- Obras-de-Arte Especiais – Elevados Fonte Nova e Bonocô (4km);
- Estações Metroviárias:
- Estação Lapa – subterrânea (NATM e VCA), plataforma central, 3 acessos, 9 escadas rolantes, 4 elevadores, 18 bloqueios e área construída de 18.220 m²;
- Estação Campo da Pólvora – Subterrânea (NATM), plataforma Lateral, 2 acessos, 18 escadas rolantes, 3 elevadores, 10 bloqueios e área construída de 11.500 m²;
- Estação Brotas: Elevada (estrutura metálica), plataforma Lateral, 2 acessos, 6 escadas rolantes, 3 elevadores, 8 bloqueios, área construída de 6.665 m².
- Projeto Civil do Sistema de Energia – Subestações Retificadoras de Bonocô, Retiro e Pirajá.