METRÔ DE SOBRAL (VLT) | METROFOR
PROJETO EXECUTIVO E SUPERVISÃO DAS OBRAS
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR
11/2009 a 06/2014
O Metrô de Sobral caracteriza-se como um sistema de transporte ferroviário de passageiros, que será operado com VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), 12 estações distribuídas entre os trechos Sul e Norte, os quais formam dois “us” invertidos e se interligam na Estação Coração de Jesus. Está previsto a construção de Oficina/Centro Administrativo e do Centro de Controle Operacional.
Linha Sumaré
Com extensão de 7,2km e 6 estações, será de utilização compartilhada entre carga e passageiro, aproveitando a linha da antiga RFFSA, hoje operada pela Transnordestina, cujo traçado contorna o centro da cidade, ligando os bairros COHAB II, no extremo leste, ao bairro Sumaré, no oeste.
Linha Grendene
Contempla uma nova linha com a extensão de 6,7km e 6 estações, ligando o Pólo Industrial da Grendene, onde ficava o antigo ramal ferroviário de Camocim no bairro da Expectativa, ao bairro COHAB III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos.
VLT
14,5 km
de extensão
12 Estações
PROJETO EXECUTIVO
- Projeto de Infra e Superestrutura da Via Permanente, dos trechos Sul e Norte;
- Projeto completo das Obras Civis e Arquitetura para as 12 estações seguindo uma tipologia-padrão para todas as estações.
SUPERVISÃO DAS OBRAS CIVIS
- Desenvolvimento de atividades de supervisão, fiscalização e recebimento das obras e serviços previstos, controle tecnológico e testes de equipamento e instalações;
- Planejamento junto com a área de gerenciamento, da programação físico-financeira de empreendimento;
- Avaliação dos métodos construtivos propostos pela construtora, quanto à qualidade das obras;
- Interface Projeto/Obra.