MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO

MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO

GERENCIAMENTO DOS PROJETOS PARA A RECONSTRUÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO
RIO DE JANEIRO/RJ

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
05/2021 – em andamento

A Setec Hidrobrasileira foi contratada em maio de 2021 pela UNESCO para o gerenciamento dos projetos de reconstrução do Museu Nacional e das obras de pré-consolidação e proteção dos bens integrados do Bloco 1 do Paço de São Cristóvão e Jardim das Princesas, sede do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Bloco 1 encontravam-se as “salas históricas”, das quais restaram apenas resquícios do período monárquico.

Após o incêndio acontecido em 2 de setembro de 2018, foi criado em março de 2020 o Projeto “Museu Nacional Vive”, uma cooperação entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale, com mobilização de diversos parceiros para a reconstrução do Museu Nacional/UFRJ.

O Projeto abrange 16.260,63 m2, sendo 8.351,87 m2 existente a restaurar e 7.908,76 m2 de ampliação a construir.

O contrato de gerenciamento prevê 18 meses de projeto, ao final dos quais deverão estar preparados todos os documentos para a licitação das obras principais.

O trabalho está divido em dois Lotes:

  • Lote 1: Gerenciamento de projetos durante a etapa de Projeto Básico dos projetos técnicos, composto por estudo preliminar e anteprojeto; gerenciamento das obras de proteção dos bens integrados que sobreviveram ao incêndio; acompanhamento da obra envolvendo fachadas, coberturas, alvenarias e lajes.
  • Lote 2: Gerenciamento dos projetos durante etapas de Projeto Legal e Projeto Executivo dos projetos técnicos, composto por pré-executivo e executivo; continuação do acompanhamento da obra envolvendo fachadas, coberturas, alvenarias e lajes.

Área total = 16.260,63 m2

Interface entre arquitetura, paisagismo e museografia

GERENCIAMENTO DOS PROJETOS

  • Gerenciamento dos projetos de reconstrução do Museu Nacional;
  • Gerenciamento das obras de pré-consolidação e proteção dos bens integrados do Bloco 1 do Paço de São Cristóvão e Jardim das Princesas;
  • Acompanhamento das obras envolvendo fachadas, novas coberturas e lajes, tratamento em alvenarias portantes;
  • Gerenciamento no processo de contratação e acompanhamento dos projetos de museografia e de paisagismo para o prédio sede do Museu Nacional do Rio de Janeiro ;
  • Planejamento, controle de cronograma, prazos e custos, acompanhamento das aprovações nos órgãos públicos e concessionárias;
  • Apoio à coordenação BIM nas interfaces com os projetistas;
  • Análise dos projetos, com ênfase na verificação de estrutura e instalações, controle dos contratos e medições;
  • Consolidação da orçamentação dos projetos para licitação das obras. Terminado o projeto, a SETEC dará apoio técnico na elaboração dos documentos para a contratação das obras.

 

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

O edifício reconstruído terá certificação de Sustentabilidade LEED® Prata e está sendo concebido dentro de todos os preceitos de desempenho ambiental, atentando para os itens de eficiência energética, economia de água, materiais sustentáveis, qualidade do ambiente interno, drenagem e paisagismo sustentável, entre outros.

O desenvolvimento e o gerenciamento dos projetos estão sendo realizados numa plataforma integrada BIM (Building Information Modelling) incluindo BIM 5D (Orçamentação), com o uso das ferramentas como REVIT (Autodesk®), Bimtrack e Cintoo Cloud e Volare, o que tem trazido grandes desafios para as equipes envolvidas. Foram desenvolvidos até o momento, terminada a etapa de Anteprojeto, mais de 1.000 mil documentos.

fechar