PASFOR | PLANO DE ACESSIBILIDADE SUSTENTÁVEL DE FORTALEZA

PASFOR | PLANO DE ACESSIBILIDADE SUSTENTÁVEL DE FORTALEZA

PLANO DE ACESSIBILIDADE SUSTENTÁVEL DE FORTALEZA E SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA

Prefeitura Municipal de Fortaleza – Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF
Maio 2018 / Agosto 2021

O principal objetivo do Plano é prover a cidade de Fortaleza de uma rede de transporte multimodal sustentável que promova a acessibilidade, priorize os modos de transporte não-motorizados e motorizados de alta capacidade de maneira a aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Para o transporte de pessoas, a área de estudo considera além da cidade de Fortaleza os demais municípios que fazem parte do sistema metropolitano de transportes e para o transporte de cargas a área de estudo se limita ao município de Fortaleza, totalizando 14 municípios atendidos.

Deste modo, o Plano irá impactar a vida de 3,8 milhões de habitantes, ou seja, 96% da população da região Metropolitana de Fortaleza.

Dentre os sistemas de transportes tem destaque: Sistema de Transporte Coletivo de Fortaleza (SIT-FOR), Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Metropolitano da RMF e o Sistema de Transporte Coletivo Metroferroviário da RMF que possui as Linhas Oeste e Sul em operação e a Linha Leste em construção.

14
Municípios atendidos

3,8 Milhões
de habitantes impactados

23 Mil
Domicílios pesquisados

SERVIÇOS PRESTADOS

A Setec em consórcio com a Oficina Consultores Associados, presta serviços de:

  • Coordenação geral;
  • Realização de pesquisas de Campo;
  • Projetos funcionais;
  • Estudos viários e de circulação;
  • Proposição e elaboração de cenários de intervenção;
  • Avaliação sócio econômica destes cenários.

Os estudos incluem:

  • Realização de pesquisa de demanda (Origem e destino domiciliar, Linha de Contorno, Linha de Travessia, Contagens volumétricas em interseções, Contagens de fluxos de pedestres, Visual de ocupação, Origem e destino / transferência em terminais de integração, Origem e destino linhas metropolitanas, Origem e destino de cargas em empresas, Origem e destino pela internet, Origem e destino por celular);
  • Modelagem da oferta e da demanda de transporte e dos sistemas intervenientes;
  • Compreensão da problemática da acessibilidade de forma a subsidiar a elaboração de cenários de intervenção;
  • Proposição e elaboração de cenários de intervenção, bem como a avaliação sócio econômica destes cenários.
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