RODOANEL MÁRIO COVAS | DERSA

RODOANEL MÁRIO COVAS | DERSA

GERENCIAMENTO E SUPERVISÃO DAS OBRAS

DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S.A.
07/2000 a 01/2003 e 05/2006 a 07/2010

O Rodoanel Mário Covas quando finalizado, circundará toda a Região Metropolitana de São Paulo a uma distância de 20 a 40km do centro da capital, totalizando aproximadamente 177 quilômetros de extensão, cujo principal objetivo será o de reduzir o tráfego de passagem pela cidade de São Paulo.

Interligando 10 rodovias, 17 municípios e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Rodoanel possui características de uma “rodovia Classe Zero” com total controle de acesso, enquadrando-se no padrão de Rodovia Inteligente.

Sua construção foi dividida em 4 trechos: o Oeste (32 km) entregue em 10/2002, cortando as rodovias Bandeirantes, Anhangüera, Castelo Branco, Raposo Tavares e finalizando na Régis Bittencourt; o Sul (57 km), entregue em 04/2010, fazendo a interligação com as rodovias Imigrantes e Anchieta; o Leste (43,5 km), finalizado em 06/2015, o qual conectou as rodovias Ayrton Senna e Dutra; e por fim, o Norte (44 km), atualmente em construção, que ao cruzar a rodovia Fernão Dias, proporcionará a interligação completa entre as principais rodovias que dão acesso a capital.

177 km


de extensão total

32 km de extensão (trecho oeste)


57 km de extensão (trecho sul)

30 obras de arte especiais


(trecho sul)

GERENCIAMENTO | TRECHO OESTE

O Trecho Oeste, inaugurado em 10/2002, com 32km de extensão, corta as rodovias Bandeirantes, Anhangüera, Pres. Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, beneficiando diretamente a cidade de São Paulo e os municípios de Taboão da Serra, Embu, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba e, indiretamente, todos os municípios a oeste da RMSP.

Dentro do escopo do contrato, foram desenvolvidas atividades de natureza gerencial, institucional, financeira, ambiental e técnica, sendo agrupadas em três etapas: Planejamento Geral do Empreendimento, Acompanhamento e Controle da Implantação e Serviços de apoio técnico-administrativo.

Além destas obras, foram executados projetos associados na área social beneficiando toda a população das áreas circunvizinhas e da região da Grande São Paulo, compreendendo Gerenciamento Ambiental; Programa de Educação para a Segurança; e o Programa de Reassentamento.

SUPERVISÃO, FISCALIZAÇÃO | TRECHO SUL

Inaugurado em 04/2010, com 57 km de extensão, o Trecho Sul do Rodoanel faz a interligação a partir do final do trecho oeste, no trevo da Rodovia Régis Bittencourt, chegando até o sistema Anchieta-Imigrantes, o que vem facilitar o transporte e o escoamento de cargas pelo Porto de Santos. Devido este trecho atravessar a região de mananciais das represas Billings e Guarapiranga, o projeto foi desenvolvido minimizando os riscos de contaminação.

A Setec esteve a frente do Consórcio EAF na Fiscalização, Supervisão e Acompanhamento das Obras do Lote 4 do Trecho Sul, com extensão aproximada de 17,8 km, o qual envolveu 30 obras de arte especiais.

Neste contrato foram desenvolvidas as atividades de:

  • Controle Geométrico, Topográfico, Tecnológico, Ensaios de Materiais e Geotécnicos;
  • Supervisão das Obras e Controle de Qualidade;
  • Desenvolvimento do Projeto “As Built”;
  • Atendimento às Questões Ambientais;
  • Desenvolvimento do Sistema de informações Técnicas, Gerenciais e Operacionais.
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