TRAMO NORTE DO FERROANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO

TRAMO NORTE DO FERROANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE TRAÇADO E OTIMIZAÇÃO DA ALTERNATIVA SELECIONADA

DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S.A.
Janeiro 2017 a Março 2019

O Ferroanel Norte de São Paulo se constitui na Ligação Perus – Itaquaquecetuba em Via Dupla, em Perus interliga com a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e em Itaquaquecetuba interliga com a variante do Parateí da MRS Logística.

O traçado tem vários tipos de infraestruturas, sendo:

-22,8 km em terrapleno;

-13,7 km em obra de artes especiais (40 OAE’S, sendo a maior obra com 1,08 km de extensão);

-16,6 km de túnel – 13 túneis, sendo o maior com 5,7km de extensão.

A Setec Hidrobrasileira prestou serviços técnicos de estudos de traçado e otimização da alternativa selecionada bem como Elaboração de Estudos Básicos, Elementos de Projeto e Plano de Execução de Obra.

Foram projetadas ainda 15 (quinze) relocações viárias para fazer uma conexão direta e uma modernização no transporte ferroviário da região.

53 km de extensão

40 OAE’s e 13 Túneis

Áreas de sinergia com rodoanel


norte

SERVIÇOS TÉCNICOS DE ESTUDOS

Estudos Iniciais – Apoio ao EIA/RIMA, Traçado Geométrico, Estudos Geológicos Geotécnicos, Estudos Hidrológicos e Hidráulicos, Terraplenagem, Obras de Arte Correntes e Drenagem, Obras de Arte Especiais (36 viadutos, 2 passagens inferiores e 2 obras em “cut and cover”, Projeto de Superestrutura da Via Permanente, Interferências e Obras Complementares, Faixa de Domínio e Desapropriação, Obras de Contenção e Muro de Arrimo, Túneis, Barreiras Acústicas, Sistema Ferroviários e Instalações Fixas, Estudo Operacional, Plano de Execução de Obras, Orçamento, Cronograma Físico-financeiro, Apoio ao Gerenciamento de Projeto.

INOVAÇÃO – DESTAQUE

O objetivo do traçado visou potencializar trechos de sinergia do empreendimento do Rodoanel e Ferroanel Norte que pudessem ser compatibilizados respeitando-se a faixa de domínio original do empreendimento rodoviário, gerando otimização/economia de recursos, redução dos impactos ambientais, terraplenagem, drenagem, aproveitamento de caminho de serviços e tratativas com entidades intervenientes, etc.

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