AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE
PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO DE MELHORIAS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS 1, CENTRAL DE UTILIDADES 1 E ANEXO SOCIAL
BH Airport
Outubro 2019 / em andamento
Com capacidade para processar 22 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Tancredo Neves/Confins, em Minas Gerais, é considerado um dos principais aeroportos em operação no Brasil e está localizado entre os principais centros econômicos do país, no eixo RJ-SP.
O projeto tem como objetivo apresentar alternativas de layout, fluxos operacionais e o retrofit das instalações para o melhor aproveitamento e exploração dos espaços aeroportuários, otimizando os espaços do terminal existente, e promovendo a melhoria no processamento de passageiros e conforto ao usuário.
A Setec Hidrobrasileira, através do Consórcio SETEC/FAA participa da elaboração de projetos básico e executivo de melhorias do terminal de passageiros 1, central de utilidades 1 e anexo social, o qual será composto pelas seguintes fases:
- coleta de dados; programa de necessidades;
- projeto conceitual; projeto básico;
- projetos legais;
- projeto executivo e assistência técnica à obra (ATO).
Plataforma BIM
Retrofit
22 milhões
passageiros/ano
PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO
- Coleta e análise de dados e Levantamento Cadastral;
- Programa de Necessidades;
- Projeto Conceitual, envolvendo Etapas de Implantação; Alternativas propostas para as Melhorias do TPS1; Simulação de Fluxos Operacionais (Simulação com AnyLogic, Perímetro, Período e Execução da Simulação e Resultados); e Análise, Conceituação e Elaboração de Master Plan de Adequação das Instalações;
- Projetos Básico e Executivo
- Projetos de Arquitetura, Paisagismo, Comunicação Visual, Impermeabilização, Acessibilidade e Mobiliário;
- Estruturas, Fundações, Estruturas de concreto armado e Estruturas Metálicas;
- Hidráulica – Sistemas Hidrossanitários/Combate a Incêndio/Gás Encanado (Água Fria e Quente, Esgoto Sanitário, Sistema de Combate a Incêndio e Água de Reuso (Pluviais e Cinzas);
- Sistemas Elétricos;
- Infraestrutura Seca para Sistemas Eletrônicos;
- Equipamentos Eletromecânicos (Ar Condicionado e Ventilação Mecânica – HVAC).
- Assistência Técnica à Obra;
- Gerenciamento das Interfaces.
USO DA PLATAFORMA BIM
A plataforma BIM será o carro chefe para toda análise espacial mapeando as modificações do terminal desde a etapa de coleta de dados até o projeto básico. Já na fase de projeto executivo, o BIM se estenderá a todas as disciplinas, no qual o foco será as definições espaciais finais compatibilizadas, cujo objetivo final é o controle e ordenamento de todos os insumos necessários à execução das obras.
PROJETO CONCEITUAL
O processo de projeto buscou inspiração nas tradições mineiras em sinergia com um olhar atento para o futuro. Nesse aspecto, o próprio edifício existente do Terminal 1 caracterizou-se também referencial, uma base sólida para exploração de suas potencialidades. O Terminal 1, construído há mais de 30 anos, têm uma arquitetura e estética marcada pelo concreto. Fato que o retrofit não pretende alterar ou esconder, na apropriação e transformação dos espaços existentes, mas compor harmonicamente com novos materiais e texturas.